
Projetos e Programas que transformam vidas.
Projeto Eu no Mundo
Projeto Integrativo de Autorrealização.
É inovador, é Inclusivo é Neurodiverso!!!
O Eu no Mundo é um projeto desenvolvido por profissionais Autistas para atender pessoas Autistas.
É um programa socioeducacional para despertar o interesse individual, dando possibilidades de autoconhecimentos, e engajamento social de crianças, adolescentes, numa faixa etária entre 8 e 18 anos.
O projeto parte destas premissas com o intuito de promover o desenvolvimento pessoal e a autorrealização de crianças, adolescentes através da saúde mental, da regulação emocional, da arte, da educação e do esporte, utilizando uma abordagem que valoriza as experiências subjetivas e individuais de cada participante.
Temos como missão, acolher a experiência singular de cada um, promover o desenvolvimento humano e a integração plena da pessoa autista e da sua família na sociedade e no mundo.
Programa Aldeia Atípica
Existe um provérbio africano que diz que para se educar uma criança é preciso toda uma aldeia. Isso significa que uma criança não se forma somente a partir de seus pares ou de sua família, mas a também a partir do vínculo que ela estabelece com a comunidade e a sociedade em que vive.
O Programa Aldeia Atípica parte deste princípio com intuito de criar uma rede empática, no ambiente escolar e corporativo, a partir da escuta dos próprios alunos autistas e neurodivergentes, das suas famílias e de toda equipe pedagógica da instituição.
O programa tem como pilares central escutar e acolher, para poder sensibilizar e
capacitar professores do ensino fundamental, médio e universitários para que possam reconhecer, entender e responder adequadamente às necessidades específicas de alunos autistas, neurodivergentes, promovendo um ambiente de aprendizado mais equânime, inclusivo e acolhedor, para todos.
Palestras e Seminários Clinicos tambem fazem parte do Programa Aldeia Atípica, ampliando a possibilidade de trocas com o eixo família -escola, assim como uma Aldeia, que cuida de cada um dos seus .
Para conhecer mais sobre o projeto e levar para sua escola ou universidade, envie email para contato@eunomundo.org
Projeto A Flor da Pele
Este grupo terapêutico surge como um espaço de escuta, criação e transformação para mulheres neurodivergentes que convivem com desafios e potências singulares. Buscando transcender abordagens normativas e patologizantes, propomos uma experiência de acolhimento e produção de sentido a partir da vivência corporal, sensorial e emocional de cada participante.
Inspirado nas epistemologias do cuidado, nas psicologias críticas, no pensamento fenomenológico e na neurodiversidade, o grupo é um espaço de entrelaçamento de histórias, afetos e reconstruções.
Projeto Parentalidade Atípica
O objetivo desse grupo é oferecer um espaço terapêutico seguro e acolhedor para mães, pais e cuidadores de crianças e adolescentes neurodivergentes, onde possam compartilhar suas vivências, construir redes de apoio mútuo e refletir sobre os atravessamentos emocionais, sociais e subjetivos da parentalidade atípica.
A ideia é que o gruo possa te ajudar a :
Reduzir a sobrecarga emocional e a sensação de isolamento da parentalidade atípica
Promover trocas afetivas e práticas entre pares
Elaborar narrativas sobre o cuidado, a dor, o amor e a exaustão
Trabalhar a culpa, o luto do ideal e a reconstrução da imagem parental
Potencializar a autonomia dos cuidadores e a resiliência familiar
Para quem é:
Pais, mães, cuidadores(as) e responsáveis por crianças e adolescentes com autismo, TDAH, dislexia, altas habilidades ou outras condições do neurodesenvolvimento.